quarta-feira, 2 de março de 2011

Saiba um pouco mais da nossa história

A experiência da maternidade somada aos desafios e lutas de educar crianças portadoras de deficiência foi o ponto de convergência e em seguida o de partida para que cinco mulheres iniciassem o projeto do Coletivo Refazendo há vinte anos. Aos poucos, a iniciativa que se tornou personalidade jurídica em 1994, foi agregando ações e projetos vinculados acima de tudo à Educação e à Cultura.

Ao longo das últimas duas décadas o Refazendo tem trabalhado no intuito de inserir na coletividade uma cultura inclusiva que vise, sobretudo, favorecer o diálogo entre os diferentes e ofertar o exercício pleno da cidadania. Neste sentido, os programas Convivendo com a diferença e Arte, Cultura e Cidadania concretizam tal ideal à medida que possibilita uma reflexão coletiva respaldada pelo debate e construção permanentes.

No caso do primeiro programa, o objetivo central era e ainda é favorecer às crianças com deficiência uma educação inclusiva, por meio de criação de vagas em escolas públicas. Já no Arte, Cultura e Cidadania a inserção é feita através da arte, contribuindo assim para o estímulo exercício artístico, da criatividade e da sociabilidade. Para tanto, foram ofertadas oficinas de trabalhos manuais, de artes plásticas, serigrafia, música e etc. Além das ações no campo cultural e educativo, o Refazendo desenvolveu um trabalho de inserção de jovens no mercado de trabalho.

Pelo trabalho realizado no âmbito regional e nacional, o Coletivo, a partir da atuação do Programa Convivendo com a diferença, recebeu em 1997 a menção honrosa no Prêmio Itaú/ UNICEF. Desde 2006 também ele foi reconhecido como Ponto de Cultura do Ministério da Cultura.

Um comentário:

  1. Olá Raquel, estou achando ótimo suas contribuições. Também quero colaborar com fotos e videos . O que faço
    Dulcinéa

    ResponderExcluir